Cristina Filipa Sousa

Saúde e Bem-estar

Alcançar a Harmonia Corpo e Mente.

Um Mito?

                                                                        Autor: Cristina Filipa Sousa

Por vezes vejo expressões de incredulidade no rosto de muitas pessoas quando digo que é possível adquirir HARMONIA, como se estivesse a falar de algo impossível, que só o Dalai Lama ou um guru indiano consegue alcançar e com muita, mas muita meditação.

“Não tenho tempo para isso”, ouço muitas vezes, “além que é difícil meditar… não consigo deixar de pensar”.

Que confusão! Tanto pensamento para complicar.

Já nos habituamos a receber tanta informação sobre as mais variadas coisas que, por vezes, não paramos e nos damos tempo, para olhar para nós e para o mundo que nos rodeia.

 

A natureza está em harmonia e tu és natureza

Já reparaste que a natureza (sem intervenção humana) está em harmonia? A natureza segue o seu curso natural, flui. Certamente nunca viste uma planta com ansiedade ou stress, ou um cão ou gato com insónia, uma gaivota com hipertensão ou um pombo com dores na lombar?

Já paraste para pensar que fazes parte dessa natureza? É verdade. Se seguirmos a nossa natureza, tudo flui, há equilíbrio, há harmonia.

Perguntas-te como é que podes adquirir esse equilíbrio e harmonia, se tens de levantar cedo e levar os filhos à escola antes de seguires para o trabalho; se trabalhas de manhã à noite e ainda passas longas horas em filas no trânsito para ir e voltar para casa; que, além disso, ainda tens as lides domésticas e obrigações familiares. Com tudo isto, o teu corpo sente-se exausto; vives sob stress e a depressão parece que até espreita em alguns momentos; tens insónia e, provavelmente, a hipertensão já dá os seus sinais.

Perante este cenário dizes, certamente, que não tens tempo para mais nada. Verdade? Muito menos para cuidares de ti e do teu bem-estar. Certo? Que no final de um dia intenso queres é parar simplesmente, não queres saber de mais nada pois já fizeste muito.

Mas, também há um outro lado. Quando não tens uma vida tão exigente de horários para cumprir de manhã até noite, mas que também sentes insónia, sofres de hipertensão, o teu corpo pesa e as dores físicas dão sinais da sua presença, sentes-te sem energia ou vitalidade, sem motivação. Deixas-te ficar.

Apesar de ter aqui exposto duas rotinas completamente diferentes uma da outra, ambas têm algo em comum: DARES-TE TEMPO PARA CUIDARES DE TI, DA TUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

Sabes que sem saúde física e/ou mental, dificilmente vais envelhecer com qualidade de vida.

 

Como te vês… amanhã?

Olha para ti. Como te vês daqui a 1 ano… 3 anos…5 anos…10 anos…?

Vês-te limitada fisicamente, devido a dores musculares e nas articulações; excesso de peso; ansiedade; hipertensão e com aquelas insónias que não te deixam descansar e acordas tanto ou mais cansada que no dia anterior e com uma dor-de-cabeça como prémio e a tua concentração fugiu há muito? Além disso, os dias são grandes e custosos? Dizes para ti que é mais um dia! Outro igual a ontem! (Já ouvi isto muitas vezes, aliás continuo a ouvir da parte de muitas pessoas).

CUIDASTE DE TI?

 

O “outro lado do espelho”

Todos estes sintomas são o corpo e a mente que, exaustos, dão sinais de que algo não está bem. É o “outro lado do espelho”: o resultado de muitas coisas que fizeste, ou deixaste de fazer, porque não deste a importância devida ao valor da tua vida.

Umas vezes não ligas, porque dizes para ti que vai passar e vais andando; outras vais ao médico e ele prescreve-te um antidepressivo, o comprimido milagroso para a insónia e outro para a enxaqueca que já é crónica.

Não acredito que esteja aqui a fazer uma revelação, tu ou alguém que conheças sente algumas destas coisas.

Mas tenho uma BOA NOTÍCIA PARA TI. Está nas tuas mãos cuidares de ti e não há ninguém que te possa impedir disso, senão tu mesma. É verdade. Pensa nisso!

O teu corpo foi feito para se mexer (não só quando te deslocas para o trabalho, trabalhas ou tratas das lides domésticas). Nas nossas rotinas diárias, mesmo que intensas, o nosso corpo mexe-se sim, mas muitas vezes não o faz da forma correta.

Já prestaste atenção à tua postura corporal? Escuta o teu corpo quando te levantas de uma cadeira após muitas horas sentada, quando caminhas…

Sentes dor nas tuas costas e pescoço? As pernas parecem perras quando caminhas?

O corpo foi feito para mexer, e melhor ainda se o fizermos da forma correta. Se assim for feito, garanto que vais ganhar saúde no teu corpo e a tua mente vai estar serena. Tudo isto é Harmonia Corpo e Mente, que é possível alcançar. ◼